A pavimentação de uma rodovia no Jalapão tem causado preocupação entre os moradores das comunidades Fazenda Nova e Galheiros, localizadas no município de Mateiros. O temor é que o desvio da rota original da estrada asfáltica deixe a região isolada, prejudicando o turismo local e impactando diretamente a economia e a educação da população.
Na tentativa de buscar soluções, o deputado estadual Moisemar Marinho (PSB), e os vereadores Weverson, Ademolson, Sônia, Nezim e Hamilton, se reuniram na manhã de sexta-feira, 28, com os representantes da Agência de Obras e Transportes (AGETO). Durante o encontro, os representantes expressaram sua preocupação com a possibilidade de exclusão da região da rota turística, o que poderia afetar 34 famílias, uma escola municipal e dois atrativos turísticos que dependem do fluxo de visitantes para gerar renda.
A Agência apresentou o mapa das possíveis rotas do asfalto, demonstrando as alternativas em análise. A principal reivindicação das comunidades é garantir que a pavimentação contemple a rota original, evitando prejuízos econômicos e sociais.
De acordo com Moisemar, buscar o diálogo com o Estado e também com os moradores da região, é a melhor forma de resolver a situação.
“Temos certeza da sensibilidade do Governo em relação a esta pauta, e nos colocaremos à disposição para lutar por um acordo e concretizar a melhor forma de não isolar os moradores e nem prejudicar as atividades desenvolvidas no local”, afirmou Moisemar.
Conforme o vereador Hamilton, "Estou confiante de que, com o apoio do deputado Moisemar, conseguiremos reverter esse desvio e atender às necessidades dessas comunidades", destacou.
O turismo é uma das principais fontes de renda da região do Jalapão, conhecida por suas paisagens exuberantes e atrativos naturais. A exclusão de comunidades da rota pode comprometer investimentos e desenvolvimento local, afetando não apenas os moradores, mas também o potencial turístico do município de Mateiros.