Terça, 29 de Julho de 2025
21°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade

Palmas reforça vigilância e estratégias contra o sarampo em seminário promovido pelo Ministério da Saúde

Realizado nesta segunda-feira, 28, evento reuniu autoridades e profissionais da área com o objetivo de alinhar estratégias de prevenção e controle da doença.

29/07/2025 às 08h29
Por: Redação
Compartilhe:
Evento foi realizado nesta segunda-feira, 28, na AL-TO – Foto: Lia Mara
Evento foi realizado nesta segunda-feira, 28, na AL-TO – Foto: Lia Mara

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas marcou participação na tarde desta segunda-feira, 28, no Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, na Capital. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, reuniu autoridades e profissionais da área com o objetivo de alinhar estratégias de prevenção e controle da doença na região.

Durante a programação, o secretário-executivo da Semus, Rafael Mendonça, destacou as ações adotadas em Palmas para o enfrentamento ao sarampo. Entre as medidas, citou o agendamento de capacitações voltadas a todos os médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USFs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com foco no manejo clínico de casos suspeitos. As formações estão programadas para os dias 29 e 30 de julho.

“Palmas está fazendo o seu papel. Estamos capacitando nossas equipes, elaborando estratégias e mantendo um diálogo permanente com os demais gestores da saúde. A Semus está vigilante e comprometida com a proteção da nossa população”, afirmou o secretário executivo.

A coordenadora Técnica de Doenças Imunopreveníveis da Semus, Fernanda Maria Fernandes, também participou do seminário e ressaltou a importância da mobilização conjunta entre os entes federativos. “Esse momento é essencial para alinharmos as estratégias e reforçarmos a vigilância. A resposta rápida e coordenada é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do sarampo”, disse, acrescentando que as vacinas contra o sarampo seguem disponíveis em todas as USFs da Capital. 

O seminário também proporcionou um espaço de articulação entre os municípios e reforçou a importância de uma resposta coordenada frente ao aumento de casos no Estado.

Por: Rodrigo Marques

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários