A Polícia Civil realizou, em parceria com a prefeitura municipal de Paranã, uma caminhada pelas principais ruas da cidade na sexta-feira, 1. A iniciativa marca o início das ações da Operação Shamar, de combate a violência contra a mulher na região. A caminhada começou no fim da tarde e reuniu dezenas de moradores da cidade histórica.
O delegado Vladmir Bezerra, que comanda a 99ª Delegacia de Polícia Civil em Paranã, informou que a unidade está mobilizada para dar agilidade aos procedimentos policiais que tratam desse tipo violência, como pedido de medidas protetivas, instauração de Inquéritos policiais, indiciamento e eventuais prisões.
“Os oficiais investigadores farão diligências em campo para esclarecer autoria dos crimes com objetivo de concluírem os inquéritos para remessa ao poder judiciário. Além de ações policiais, a operação também realizará ações educativas como palestras, blitz educativas, panfletagem e entrevistas nas rádios locais”, explicou o delegado.
A Operação Shamar é uma iniciativa idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e faz parte do calendário de ações de combate a violência contra mulher. A operação ocorre no mês de agosto, durante o período da campanha Agosto Lilás, que trata do mesmo tema. Em todo o Tocantins, há forças de segurança mobilizadas em prol do tema.
Na região de Paranã, participam da operação a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Prefeitura de Paranã, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, Meio Ambiente e Mineração, o Poder Judiciário e Ministério Público.