Quinta, 14 de Agosto de 2025
22°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Joatan de Jesus propõe criação de clínica e ônibus exclusivo para atendimento de crianças com autismo em Palmas

As propostas solicitam ao Executivo Municipal a criação de uma clínica especializada para diagnóstico e acompanhamento de pacientes e a disponibilização de um ônibus exclusivo para transporte de crianças com autismo.

13/08/2025 às 10h08
Por: Redação
Compartilhe:
Joatan de Jesus, vereador de Palmas. Foto: Fernando Royal
Joatan de Jesus, vereador de Palmas. Foto: Fernando Royal

A Câmara Municipal de Palmas aprovou, na sessão ordinária de terça-feira, 12, dois requerimentos do vereador Joatan de Jesus (PL) voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital. As propostas solicitam ao Executivo Municipal a criação de uma clínica especializada para diagnóstico e acompanhamento de pacientes e a disponibilização de um ônibus exclusivo para transporte de crianças com autismo.

No primeiro requerimento, aprovado em 22 de maio, o parlamentar pede que a Secretaria Municipal de Saúde viabilize a implantação da “Clínica Municipal Especializada Mundo TEA”, com atendimento multiprofissional gratuito. O espaço teria equipe formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, musicoterapeutas e outros especialistas, com foco no diagnóstico precoce e no acompanhamento contínuo.

Já o segundo requerimento, aprovado nesta terça-feira (12), prevê a oferta de um veículo exclusivo para o transporte de crianças com TEA, visando garantir conforto, segurança e adequação às necessidades específicas dos passageiros.

Segundo Joatan, as medidas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças e jovens com autismo.

“O diagnóstico precoce, o acompanhamento especializado e o transporte adequado são ações que impactam diretamente na inclusão e no futuro dessas pessoas”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários