Sexta, 05 de Setembro de 2025
25°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Deputada Vanda Monteiro destaca leis que garantem folga a trabalhadores para exames preventivos contra o câncer

A parlamentar é autora de leis pioneiras no Tocantins que garantem aos trabalhadores do Estado o direito à folga anual para a realização de exames preventivos contra os cânceres de mama, colo do útero e próstata.

05/08/2025 às 10h07
Por: Redação
Compartilhe:
Vanda Monteiro, deputada estadual
Vanda Monteiro, deputada estadual

Neste segunda-feira, 4, Dia Nacional das Campanhas Educativas de Combate ao Câncer, a deputada estadual Vanda Monteiro (União Brasil), reforçou a importância da prevenção e do acesso à informação para salvar vidas. A parlamentar é autora de leis pioneiras no Tocantins que garantem aos trabalhadores do Estado o direito à folga anual para a realização de exames preventivos contra os cânceres de mama, colo do útero e próstata.

As legislações, que já estão em vigor, asseguram aos servidores públicos e trabalhadores celetistas tocantinenses um dia de afastamento remunerado por ano para que possam realizar os exames preventivos. “Essa é uma medida de cuidado com a vida. Muitos homens e mulheres deixam de fazer os exames por falta de tempo ou medo de faltar ao trabalho. Com essa lei, garantimos que esse obstáculo não exista mais”, explicou Vanda Monteiro.

A deputada também ressaltou que uma das maiores barreiras ainda é a falta de conhecimento sobre esse direito. “A comunicação é fundamental para que as pessoas saibam o que está garantido em lei. Precisamos divulgar, informar e orientar para que todos possam reivindicar e exercer seus direitos”, afirmou.

A proposta da deputada vem ao encontro das diretrizes nacionais de combate ao câncer, que destacam a prevenção e o diagnóstico precoce como os caminhos mais eficazes para reduzir a mortalidade.

“Cada vida importa. E nós, enquanto legisladores, temos a missão de criar políticas públicas que impactem positivamente o dia a dia das pessoas. É gratificante saber que por meio dessas leis podemos contribuir para que homens e mulheres cuidem da própria saúde com mais segurança e dignidade”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários