O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o programa PROFE nos Municípios reafirma o compromisso do Estado com a educação infantil e com o fortalecimento das redes municipais, assegurando ensino de qualidade desde os primeiros anos.
“A alfabetização e a atenção à primeira infância são prioridades da nossa gestão. O programa Alfabetiza Mais Tocantins, integrado ao PROFE, fez a taxa de crianças alfabetizadas no 2º ano saltar de 14% em 2021 para 50,7% em 2025, consolidando o Tocantins como o estado que mais avançou nesse indicador em todo o país,” afirmou.
Outro destaque foi o Alfabetiza Mais Tocantins, também integrado ao PROFE, que reforça a importância da alfabetização na idade certa, alinhando-se diretamente aos objetivos da Aliança pela Primeira Infância.
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes, falou sobre a importância da parceria entre Estado e municípios, frisando que o encontro foi um momento ímpar para debater assuntos relevantes da educação municipal. “Valorizamos esses encontros, pois acreditamos que a união de forças é fundamental para garantir uma educação cada vez melhor para nosso município e para todo o Tocantins”, disse.
A secretária municipal de educação de Lajeado, Alzirene Sousa, acrescentou que a presença da Seduc contribui para aproximar as redes municipais e ampliar as possibilidades de parceria. “Trabalhar a educação em uma perspectiva territorial é essencial, e estou confiante de que 2025 será um ano de grandes conquistas a partir dessa colaboração”, revelou.
Já a diretora do Colégio CEM Dona Filomena de Miracema, Janaína Ferreira, falou da relevância da ação promovida pela Seduc e que a iniciativa abriu espaço para avanços imediatos. “Foi uma oportunidade de diálogo aberto. Hoje conseguimos avançar em pautas importantes e já obtivemos respostas positivas para demandas pendentes”, destacou.