Sábado, 27 de Setembro de 2025
25°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade

MPTO cobra melhorias nos serviços de saúde prestados em Palmas

Promotor Thiago Vilela abordou a necessidade de melhorias no acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados

27/09/2025 às 08h20
Por: Redação
Compartilhe:
Promotor Thiago Vilela abordou a necessidade de melhorias no acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. Foto: Marcelo de Deus. Foto: Dicom/MPTO
Promotor Thiago Vilela abordou a necessidade de melhorias no acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. Foto: Marcelo de Deus. Foto: Dicom/MPTO

Representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), promotor de Justiça Thiago Vilela, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou de audiência pública, na quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Palmas, para discutir a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro reuniu vereadores, gestores municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da saúde e sociedade civil.

 

Durante a fala, o promotor Thiago Vilela destacou a necessidade de melhorias na gestão do sistema de saúde da capital, principalmente com relação ao acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. "Não é aceitável que uma pessoa espere meses por uma consulta com um especialista. É preciso otimizar os recursos e ampliar a oferta de consultas, garantindo diagnóstico e tratamento no tempo certo", afirmou.

 

O membro do MPTO também cobrou atenção para outros pontos, como o andamento das reformas em unidades de saúde e a urgência da construção do Hospital Municipal de Palmas. Para o promotor Thiago Vilela, o novo hospital não deve ser visto apenas como uma obra de tijolos e cimento, mas como um investimento na vida e na dignidade das pessoas.

 

Ao final da participação, Thiago Vilela ressaltou que o Ministério Público está à disposição da população para receber denúncias relacionadas à saúde pública. "A população pode e deve denunciar ao MPTO, para que possamos ter uma saúde pública melhor", reforçou. A audiência teve como objetivo principal garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e ouvir as demandas da comunidade sobre os serviços prestados pelo SUS em Palmas.

 

Em caso de denúncias relacionadas a serviços de saúde, a população pode procurar as unidades do Ministério Público distribuídas por todas as regiões do Tocantins. O atendimento presencial regular é realizado em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Também é possível entrar em contato por meio do aplicativo MPTO Cidadão ou do telefone da Ouvidoria, pelo 127. Outra forma de realizar denúncias é pelo WhatsApp, no número (63) 991002720. Mais informações em https://www.mpto.mp.br/ouvidoria/.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários