Sábado, 27 de Setembro de 2025
25°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade

Treinão Setembro Verde reúne comunidade em Palmas e Gurupi e reforça conscientização sobre doação de órgãos

O evento esportivo e educativo ocorreu em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro

27/09/2025 às 16h23
Por: Redação
Compartilhe:
Centenas de participantes aderiram ao evento de Palmas, que contou com corrida e caminhada
Centenas de participantes aderiram ao evento de Palmas, que contou com corrida e caminhada

O sábado, 27, foi marcado por energia, solidariedade e conscientização em duas das principais cidades do Tocantins. Em Palmas e Gurupi, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou o Treinão Setembro Verde, iniciativa coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CETTO), que uniu esporte, lazer e informação sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

A programação foi pensada para envolver toda a comunidade. Houve alongamentos coletivos, corrida, caminhada, aulas de dança e sorteios de brindes, reunindo famílias, atletas amadores, profissionais de saúde e apoiadores da causa. O objetivo foi fortalecer a cultura da doação, lembrando que a decisão em vida e o diálogo com familiares são fundamentais para salvar vidas.

Em Palmas, o evento aconteceu na Praça dos Girassóis, em frente à SES-TO, e reuniu centenas de pessoas em uma manhã de interação e incentivo à prática esportiva. Além das atividades físicas, equipes da saúde levaram informações sobre transplantes, destacando que atualmente 285 pacientes aguardam por uma córnea no Tocantins.

“Esta mobilização é de extrema importância, pois reforça a conscientização das pessoas para o ato de doação de múltiplos órgãos. Sabemos das demandas existentes no Tocantins e com o sim das famílias, que mesmo no momento de dor, conseguem autorizar a doação, é possível salvar vidas de quem aguarda na fila, por um transplante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Segundo a coordenadora da CETTO, Tatiana Oliveira, “este é o primeiro treinão de muitos que pretendemos realizar. Agradecemos a participação da comunidade que veio e, principalmente, dos parceiros que acreditaram em nosso projeto e nos ajudaram a tornar este evento possível. É um momento de conscientização para a doação de órgãos, um ato de amor que salva vidas”.

Já em Gurupi, o ponto de encontro foi o Parque Mutuca, onde grupos esportivos locais, famílias e parceiros se uniram à ação. A atmosfera foi de entusiasmo e engajamento, com ampla participação popular e apoio de voluntários. “O Hospital Regional de Gurupi é uma das unidades que realizam a captação de órgãos no Tocantins e participar deste evento é, sem dúvida, muito importante, pela causa que ele defende, que é a doação. Tenho certeza que os participantes saíram conscientes sobre como ser um doador de órgãos e poderão ser multiplicadores desta informação”, afirmou o diretor-geral do HRG, Fernando Mota.

Para Luzimeire Marinho Costa, esposa de um transplantado de fígado ainda na infância, falar sobre a doação é uma missão de vida. “Meu marido recebeu um fígado aos sete anos e, por isso, falar sobre doação de órgãos é muito importante. Não é um tema para ser lembrado só em datas especiais, mas todos os dias, porque todos os dias a fila de transplantes cresce. Esperar por um órgão é angustiante, às vezes é questão de poucos dias de vida, e tudo depende de uma família dizer ‘sim’. Graças a esse ‘sim’, hoje minha família está completa”, contou emocionada.

Empresas parceiras também marcaram presença. Para Tani Postal, representante da Pizza Ultra Leve, a iniciativa foi inspiradora. “É muito gratificante a gente participar desse evento de conscientização. Nossa empresa tem tudo a ver, porque temos um produto que leva mais saúde. Ficamos muito felizes em poder contribuir”, destacou.

O público em geral aprovou a iniciativa. Em Palmas, Raimunda Souza participou com amigos e ressaltou a alegria de estar no movimento. “Muito legal, foi muito divertido. Já pratico corrida regularmente e fiz questão de vir com as uma galera para participar”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários