Segunda, 10 de Novembro de 2025
22°C 43°C
Palmas, TO
Publicidade

Gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro é aprovada pelo TCE com superávit de quase R$ 100 milhões

O relatório do TCE destaca o equilíbrio fiscal e a boa gestão dos recursos públicos, com resultados positivos em todas as áreas avaliadas.

10/11/2025 às 12h50
Por: Redação
Compartilhe:
Cinthia Ribeiro, ex-prefeita de Palmas.
Cinthia Ribeiro, ex-prefeita de Palmas.

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) aprovou as contas consolidadas da Prefeitura de Palmas referentes ao exercício financeiro de 2023, sob a gestão da ex-prefeita Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan. O parecer prévio nº 111/2025, de relatoria do conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, foi apreciado e aprovado pela Segunda Câmara do Tribunal, reconhecendo o cumprimento dos principais limites constitucionais e fiscais previstos em lei.

O relatório do TCE destaca o equilíbrio fiscal e a boa gestão dos recursos públicos, com resultados positivos em todas as áreas avaliadas. O município registrou superávit orçamentário de R$ 98,8 milhões, evidenciando que as receitas superaram as despesas empenhadas no exercício.

De acordo com o parecer, Palmas:

  • aplicou 25,98% das receitas em educação, superando o mínimo constitucional exigido de 25%;

  • destinou 79,70% dos recursos do Fundeb à valorização dos profissionais da educação;

  • investiu 18,91% das receitas em saúde, acima do limite legal de 15%;

  • e manteve os gastos com pessoal em 52,46% da Receita Corrente Líquida, dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os conselheiros também ressaltaram o superávit financeiro geral, reforçando a capacidade do município em honrar seus compromissos e manter equilíbrio entre arrecadação e despesas.

Com a aprovação, o Tribunal de Contas reafirmou a regularidade da gestão fiscal e administrativa da Prefeitura de Palmas durante o exercício de 2023. O parecer agora segue para a Câmara Municipal, que é responsável pelo julgamento político das contas, conforme determina a Constituição Federal.

A ex-prefeita Cinthia Ribeiro comemorou o resultado e destacou que a aprovação reflete o compromisso da gestão com a transparência e o bom uso dos recursos públicos.

Essa aprovação mostra que conduzimos Palmas com responsabilidade, planejamento e respeito ao dinheiro do cidadão. É o reconhecimento de um trabalho sério, feito com dedicação, uma equipe competente e foco em entregar resultados à população”, afirmou a ex-prefeita.

A decisão foi assinada eletronicamente em 7 de novembro de 2025 , pelos conselheiros da Segunda Câmara e pelo procurador de contas José Roberto Torres Gomes .

O documento pode ser consultado na íntegra no site oficial do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, no link:
 https://www.tceto.tc.br/valida/econtas
utilizando o código verificador 647815 e o código CRC FED7DC4.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários