Quarta, 07 de Janeiro de 2026
22°C 29°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins participa da V Confraternização Kripre 2025 do Povo Xerente

Esporte e cultura nos territórios têm apoio da Sepot no incentivo a celebração da identidade, saberes e fortalecimento dos laços entre famílias, jovens, atletas e visitantes.

05/01/2026 às 08h46
Por: Redação
Compartilhe:
Sepot reafirma compromisso com a retomada de projetos, continuidade de parcerias e apoio às iniciativas de incentivo à cultura e esporte tradicional e coletivo. Foto: Cleide Veloso-Governo do Tocantins
Sepot reafirma compromisso com a retomada de projetos, continuidade de parcerias e apoio às iniciativas de incentivo à cultura e esporte tradicional e coletivo. Foto: Cleide Veloso-Governo do Tocantins

O governo do Tocantins participou da V Confraternização Kripre 2025, que promoveu um momento de união, cultura e valorização do esporte tradicional e coletivo da etnia Xerente, em Tocantínia.

Continua após a publicidade

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) celebrou a chegada do novo ano na aldeia Salto Kripre, acompanhando a rodada final da competição das modalidades esportivas de arco e flecha e maratona masculina.

A programação do evento realizado de 27 a 31 de dezembro de 2025, teve ainda, competição de futebol e cantoria tradicional de celebração da identidade, saberes e fortalecimento dos laços entre famílias, jovens, atletas e visitantes.

Representando o secretário, Ercivaldo Xerente, na entrega da premiação dos atletas classificados no 1º, 2º e 3º lugares da modalidade arco e flecha e da maratona, o novo secretário executivo, Leoni Jr reafirmou que “em 2026, a Sepot terá o compromisso com a retomada de projetos, continuidade de parcerias e apoio às iniciativas de incentivo à cultura originária e ao esporte tradicional e coletivo”, assegurou.

Na ocasião, o cacique Sebastião Xerente falou da alegria de ter a presença da Sepot e adiantou que, “já estão previstas as competições do ano de 2026. A aldeia e os organizadores têm expectativa de contar com o apoio da parceria, participação e apoio do Órgão.

O organizador Edvan Xerente contou que a iniciativa traz ações práticas que tiveram início em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Hoje, Edvan Xerente é formado em educação física e pontuou que, “a programação do evento tem o objetivo de incentivar a cultura e práticas esportivas tradicionais, especialmente para fortalecimento da identidade e cultura dos jovens e crianças da aldeia”, relatou

Resultados

Na modalidade arco e flecha, o 1° lugar ficou com Gilson Bruwē Xerente, visitante da aldeia Rumão Srawe, cinco vezes campeão, que levou mais uma vez a conquista na competição da aldeia Salto Kripre.  “Eu sempre gosto de praticar o arco e flecha e mostrar para as crianças esse esporte, para elas não perderem a nossa cultura. Não é fácil, é preciso praticar, para se sair bem em uma competição”, destacou o atleta, seguido do 2º lugar conquistado pelo atleta José Marinho e do 3º lugar garantido pelo atleta Domingos Amnē.

Na minimaratona com a corrida de resistência de 5km, o 1º lugar ficou com Darci Kazdazê, seguido do 2º lugar com Gilberto Sawrepte e do 3º lugar com Danilo Kakbupre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários