Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
20°C 31°C
Palmas, TO
Publicidade

Provas do Vestibular Complementar 2026/1 da Unitins foram aplicadas neste domingo, 8; gabarito preliminar já está disponível

O certame oferece 179 vagas distribuídas entre os câmpus de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.

09/02/2026 às 10h07
Por: Redação
Compartilhe:
Aplicação de provas em Paraíso do Tocantins. Foto: Natalia Rezende/Governo do Tocantins
Aplicação de provas em Paraíso do Tocantins. Foto: Natalia Rezende/Governo do Tocantins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou neste domingo, 8, a aplicação das provas do processo seletivo complementar 2026/1 para ingresso em cursos presenciais. O certame oferece 179 vagas distribuídas entre os câmpus Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. O gabarito preliminar já está disponível, os interessados em interpor recurso têm até 23h59 desta segunda-feira, 9, para enviar o recurso exclusivamente on-line, através da Área do Candidato, na página do processo seletivo.  

Continua após a publicidade

Os candidatos tiveram a oportunidade de concorrer a vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. A prova contou com 30 questões objetivas, abrangendo as disciplinas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.

O reitor Augusto Rezende, destacou o papel da Unitins na formação e qualificação dos tocantinenses e ressaltou que o processo complementar da instituição é um meio importante para o acesso à educação superior. “Mais do que a aplicação de provas, este vestibular complementar reafirma o compromisso da Unitins com a formação e qualificação dos tocantinenses. A Universidade tem uma trajetória de contribuição efetiva para a educação, para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento do estado. Nesta edição, estamos ofertando 170 vagas, distribuídas em quatro câmpus, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes que não conseguiram ingressar por meio do Sisu e que agora têm a chance de fazer parte da universidade que mais cresce no Tocantins”. 

Ampliando oportunidades

Suely de Oliveira Martins, 39 anos, é natural de Araguaína e mora há cinco anos em Paraíso, e tenta a vaga no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. “Não é meu primeiro vestibular. Depois de um tempo afastada dos estudos, voltei a me preparar com foco para conquistar essa vaga. A expectativa é grande porque retornar à sala de aula é um sonho antigo que agora pode se realizar. Nesse processo, tive o apoio total da minha família, que compartilha desse sonho e me incentivou tanto nos estudos quanto no suporte emocional em casa.”

Já Amanda Silva realizou a prova na expectativa de entrar no curso de Letras ofertado no Câmpus Araguatins. “A minha expectativa para a prova de hoje é que dê tudo certo e que eu consiga passar para estudar e seguir em frente. Apesar da chuva, consegui me organizar e chegar tranquila para fazer a prova. Estou com muita vontade de passar e cheia de esperança. Esse vestibular complementar foi uma boa oportunidade, já que não participei da primeira edição. O processo de inscrição foi bem fácil e isso ajudou bastante”. 

Em todos os locais de prova, os portões abriram às 8h e fecharam às 9h. O certame foi realizado em um único período, com início às 9h15 e término às 12h15. Os candidatos tiveram um total de três horas para realizar as provas, com tempo de duração até 12h15.

“Esse vestibular representa uma ótima oportunidade para ingressar na Universidade, especialmente por ser uma área com a qual me identifico. Escolhi o curso de Ciências Contábeis e espero ter me saído bem na prova para conquistar essa vaga”, afirmou Thawan Talisson Evangelista dos Santos, de Porto Alegre do Tocantins, candidato ao curso de Ciências Contábeis no Câmpus Dianópolis.

A vestibulanda Ana Clara Pereira afirma que “espero ter um bom resultado na prova, já que esse vestibular complementar é uma oportunidade única que a Unitins está oferecendo para quem deseja ingressar no ensino superior. Essa nova forma de acesso amplia as chances de entrar na Universidade e seguir o curso de Serviço Social, que é a área que escolhi”.

O resultado definitivo está previsto para o dia 13 de fevereiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários