
A vereadora Solange Duailibe (PT), apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que busca estabelecer parcerias entre o poder público e tatuadores para atender mulheres que sofreram traumas físicos e emocionais, como queimaduras, violência doméstica e acidentes. O objetivo é oferecer a possibilidade de cobrir cicatrizes e marcas com tatuagens, auxiliando na recuperação da autoestima dessas mulheres.
O projeto prevê que o serviço seja oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, com a distribuição de materiais e a remuneração dos tatuadores regulamentada por decreto. Mulheres menores de idade também poderão ser atendidas, desde que haja autorização dos responsáveis, além do acompanhamento de assistentes sociais ou psicólogos.
Segundo a justificativa do texto, o projeto também contempla mulheres que passaram por mastectomias (remoção parcial ou total dos seios) devido ao câncer, oferecendo uma alternativa para reconstrução estética, como o redesenho de mamilos.
“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, ajudando na superação de traumas e promovendo a inclusão por meio de ações efetivas do poder público,” afirmou a vereadora Solange Duailibe.