Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Prefeitura alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas

Período crítico exige atenção redobrada de moradores da Capital com descarte de lixo, bitucas de cigarro e uso do fogo em áreas abertas

08/07/2025 às 08h08
Por: Redação
Compartilhe:
Fogo em áreas verdes impacta significativamente na segurança de animais silvestres – Foto: Joedson Alves – Agência Brasil
Fogo em áreas verdes impacta significativamente na segurança de animais silvestres – Foto: Joedson Alves – Agência Brasil

Entre os meses de julho e setembro, o Tocantins entra no período de maior incidência de queimadas. Em Palmas, o tempo seco, a baixa umidade do ar e a ação humana contribuem para o aumento dos focos de incêndio em áreas urbanas e de vegetação nativa. A Prefeitura de Palmas reforça o alerta para os riscos à saúde pública, à biodiversidade e aos animais silvestres que habitam a Capital.

Em julho de 2024, o Tocantins respondeu por 10,8% de todos os focos de calor registrados no País, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ficando na quarta posição no ranking nacional de queimadas no mês, atrás apenas do Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Em Palmas, boa parte dos focos tem origem no descarte irregular de lixo, em queimadas para limpeza de terrenos baldios e em bitucas de cigarro jogadas em áreas secas. Os incêndios afetam diretamente a fauna silvestre e provocam a fuga desorientada de animais para áreas urbanas.

A diretora de Fauna da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), Bruna Almeida, explica que o impacto das queimadas é direto sobre os animais. “Muitos são atingidos pelo fogo, sofrem intoxicação por fumaça ou perdem seu hábitat. É comum vermos capivaras, tatus, cobras, gambás e aves se deslocando para áreas residenciais em busca de abrigo, o que também representa risco para a população e para os próprios animais.”

Além do impacto ambiental, as queimadas aumentam a emissão de poluentes, elevam o risco de doenças respiratórias e sobrecarregam os serviços públicos de saúde e controle ambiental.

A Prefeitura de Palmas orienta que a população colabore com a prevenção. Queimar lixo é proibido por lei. A comunidade pode denunciar focos de incêndio ou ações suspeitas ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Guarda Metropolitana (153).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários