Com o compromisso de fortalecer o acesso à Justiça e à cidadania, além de aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade tocantinense, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta segunda-feira, 04, ao projeto JUS em Ação, principal iniciativa da gestão 2025–2027.
O programa começa pela Comarca de Goiatins e vai percorrer diferentes regiões do Estado ao longo do ano, com mutirões de julgamentos, audiências e serviços sociais, além de ações voltadas ao cuidado com magistrados(as), servidores(as) e cidadãos(ãs).
A abertura das atividades ocorreu em reunião virtual conduzida pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que na oportunidade destacou a escolha de Goiatins como primeira comarca a receber o projeto.
“Essa escolha não foi por acaso. Acompanhamos de perto o esforço e os bons resultados de Goiatins, que se mostrou terreno fértil para plantarmos a semente desse projeto e colhermos frutos que farão a diferença na vida de muitas pessoas. Contamos com o comprometimento de todos para abraçar esta jornada como oportunidade única de acelerar a prestação jurisdicional e entregar resultados concretos à sociedade.”
O cronograma do projeto em 2025 inclui ainda Xambioá, em setembro; Arapoema e Novo Acordo, em outubro; e Itaguatins e Wanderlândia, em novembro. Em cada edição, as ações judiciais terão início no primeiro dia útil do mês e seguirão até o último, culminando no Dia D, grande evento presencial com a participação da Presidência do TJTO e das equipes envolvidas.
Justiça e cidadania
Integrando a Meta 01 do Plano de Gestão 2025–2027, o JUS em Ação tem como eixo central a ampliação do acesso à Justiça e a promoção da cidadania, especialmente nas comarcas de entrância inicial.
A iniciativa contempla mutirões de despachos, decisões, audiências, conciliações e cumprimento de mandados, além de ações sociais realizadas em parceria com órgãos como o Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Segurança Pública e demais instituições.
Entre as atividades programadas estão: emissão de documentos como Carteira de Identidade Nacional e Título Eleitoral, orientações sobre a Lei Maria da Penha, atendimento psicossocial, ações de saúde e ergonomia para servidores, além da implantação de Bancos Vermelhos e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.
De acordo com Renato Alves Gomes, coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica do TJTO (Coges), o diferencial do JUS em Ação está na concentração de esforços ao longo de cada mês. “A cada edição, teremos um ciclo completo de atividades, desde a preparação até o ‘Dia D’, quando as ações se intensificam com mutirões e serviços voltados para a comunidade. Nosso objetivo é fortalecer o acesso à Justiça e ampliar o impacto social do Judiciário, mostrando que o TJTO está presente e atuante em todas as regiões do Estado.”
Ação inaugural
O juiz Herisberto e Silva Furtado, da Comarca de Goiatins, agradeceu pela escolha da unidade para inaugurar o projeto e lembrou que ela também atende os municípios de Barra do Ouro e Campos Lindos. Ele destacou que Goiatins foi escolhida por “conseguir fazer mais com menos, mantendo a eficiência e o comprometimento da equipe”.
Ao encerrar o evento, a presidente do TJTO reforçou o espírito coletivo que move a iniciativa.
“O que a gente quer é atender a população e fazer a nossa parte como gestor e servidor público. Nós estamos aqui para atender a população, fazer o melhor e ser justo em tudo o que fizermos.”
A desembargadora Maysa parabenizou a todos e desejou que este seja o início de uma caminhada de grandes resultados, de orgulho e de transformação.