
A Câmara Municipal de Palmas reconheceu, na última terça-feira, 12, o trabalho e a trajetória de 45 jovens que se destacaram em áreas como cultura, esporte, empreendedorismo, voluntariado, ciência, inovação social e liderança comunitária. A solenidade, realizada no plenarinho da Casa, foi uma iniciativa do vice-presidente do Legislativo, vereador Marcos Júnior.
Durante o evento, os homenageados receberam certificados de Reconhecimento Público. A ação integrou as comemorações pelo Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar o papel ativo da juventude na sociedade. Em 2025, a data marca ainda os 20 anos da Política Nacional da Juventude.

“Hoje celebramos histórias que já estão mudando Palmas e reafirmamos que o nosso papel é garantir que essas vozes tenham espaço, força e oportunidade para continuar fazendo a diferença”, destacou Marcos Júnior.
Eleito aos 21 anos, o parlamentar é o mais jovem da história da Casa e tem se dedicado à pauta da juventude em seu mandato.
Entre os objetivos do evento, segundo o vereador, está o de valorizar talentos que, muitas vezes, atuam de forma silenciosa, mas com grande impacto nas comunidades. “A juventude não é o futuro, é o agora. É no presente que ela cria, transforma e inspira”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do presidente da Fundação da Juventude de Palmas, Rivaldo Silva; do gerente estadual da Juventude, Fernando Mota, que representou o secretário estadual de Esportes e Juventude, Atos Gomes; e da presidente da ONG Unidos por um Mundo Melhor, Júlia Albuquerque, que falou em nome dos homenageados. Também participou o suplente de vereador Gerson Alves.
Os jovens homenageados foram escolhidos por sua atuação concreta e relevante nas áreas em que se destacam. A cerimônia reforçou o compromisso do Legislativo municipal com políticas públicas voltadas à juventude e à valorização de iniciativas transformadoras em diferentes territórios da capital.