Sábado, 23 de Agosto de 2025
22°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo oferece formação na área da beleza em Palmas por meio do projeto Mãos que Criam

As capacitações serão em maquiagem, design de sobrancelhas, corte e escova, tranças e penteados

23/08/2025 às 08h13
Por: Redação
Compartilhe:
Cursos em Palmas oferecem materiais e ensinam alunas o passo a passo da maquiagem. Foto: Carlessandro Souza / Governo do Tocantins
Cursos em Palmas oferecem materiais e ensinam alunas o passo a passo da maquiagem. Foto: Carlessandro Souza / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins oferta cursos profissionais na área da beleza por meio do projeto Mãos que Criam, em Palmas. As capacitações têm início na terça-feira, 26, e finalizam na segunda-feira, 01, sendo realizadas de forma integrada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

As capacitações estão sendo ofertadas na sede do Projeto, na 305 Norte, com início na terça-feira, 26, das 8h às 12h. São cursos profissionalizantes de maquiagem, design de sobrancelhas, corte e escova, tranças e penteados.

Os cursos são profissionalizantes e com os certificados em mãos a pessoa tem direito de pegar um financiamento para montar um negócio próprio, por meio da Agência de Fomento”, destaca a primeira-dama do Tocantins e titular da Seps, Karynne Sotero. 

A titular da Setas, Valderez Castelo Branco destacou a iniciativa do Governo do Tocantins de ofertar cursos profissionalizantes, de forma gratuita, com direito a certificação. “Uma qualificação como esta muda a realidade de muitas famílias. A pessoa pode ser um profissional na área, empresário e trabalhar dignamente, agregando valor à renda familiar”, ressaltou.

A coordenadora do projeto Mãos que Criam, Ruth Brunes, informou que a escolha dos cursos de beleza para Palmas se dá pela rapidez com que a pessoa obtém o retorno financeiro. “Ainda temos vagas e para participar os interessados podem ligar no telefone: (63) 3027-1845 ou ir direto no núcleo do Mãos que Criam, na 305 Norte, ao lado do Colégio Castro Alves.”

Mãos que Criam na Rede Cuidar

O projeto Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS) que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.

Nesse contexto, o “Mãos que Criam” representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.

Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.

Polo sede

O polo, que é sede do Mãos que Criam, está instalado na região norte de Palmas e já capacitou aproximadamente 120 pessoas em cursos como panificação artesanal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); cabeleireiro; designer de sobrancelhas; tranças; penteados; e maquiagem.

A proposta é que o espaço funcione como um centro permanente de capacitação, enquanto o modelo itinerante amplie o alcance do projeto em outros municípios tocantinenses.

Acesso a crédito

Um dos diferenciais do Mãos que Criam é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos com aproveitamento. O objetivo é transformar a capacitação em oportunidade real de geração de renda, com condições facilitadas e apoio ao empreendedorismo feminino.

Informações: Eliane Tenório/Governo do Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários