Sexta, 05 de Setembro de 2025
25°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Vereador Carlos Amastha propõe estudo para projeto “Rota Segura” em escolas de Palmas

O objetivo é fundamentar a elaboração do projeto “Rota Segura”, que visa promover a segurança viária para estudantes que se deslocam de bicicleta.

14/08/2025 às 18h08
Por: Redação
Compartilhe:
Carlos Amastha, vereador de Palmas
Carlos Amastha, vereador de Palmas

O vereador Carlos Amastha solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana um estudo de viabilidade para a criação de ciclovias próximas a escolas municipais. O objetivo é fundamentar a elaboração do projeto “Rota Segura”, que visa promover a segurança viária para estudantes que se deslocam de bicicleta.

A proposta, apresentada durante sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 12, busca atender à crescente necessidade de mobilidade urbana segura e sustentável. Amastha destacou a falta de infraestrutura para ciclistas em várias partes de Palmas, expondo crianças e adolescentes a riscos no trânsito e desestimulando o uso de bicicletas como transporte escolar.

O estudo técnico, a ser realizado pela Secretaria, é crucial para avaliar a viabilidade urbanística, estrutural e orçamentária da iniciativa. Conforme o vereador, a análise prévia servirá de base para a formulação e apresentação oficial do projeto ao Executivo municipal.

“O projeto Rota Segura busca justamente enfrentar esse problema, ao propor a criação de rotas cicláveis protegidas e bem sinalizadas, garantindo maior segurança, conforto e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte escolar”, afirmou Amastha. 

A atuação preventiva, com base em diagnósticos da realidade urbana, é considerada fundamental para a implementação efetiva e responsável de políticas públicas. A iniciativa pretende, assim, subsidiar uma solução concreta para a segurança dos estudantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários