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Aprovados pelo governo federal projetos de mobilidade; Palmas receberá mais de R$ 470 milhões

Iniciativas contemplam a implantação de 12,9 km de corredor exclusivo para transporte coletivo urbano, nova infraestrutura cicloviária e substituição e adequação de abrigos de passageiros nos pontos de ônibus

02/09/2025 às 16h43
Por: Redação
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Avenida Teotônio Segurado será um dos trechos mais contemplados pelas obras de mobilidade urbana. Foto: Lia Mara
Avenida Teotônio Segurado será um dos trechos mais contemplados pelas obras de mobilidade urbana. Foto: Lia Mara

Proposta da Prefeitura de Palmas de implantação de um corredor para o transporte coletivo na capital foi habilitada pelo governo federal. O financiamento autorizado é de R$ 413,1 milhões e viabilizará 12,9 km de corredor exclusivo para ônibus. Palmas também recebe sinal verde para projeto que propõe a implantação de uma nova infraestrutura cicloviária e para a substituição e adequação de abrigos de passageiros nos pontos de parada de ônibus. Somados, os recursos para ambos projetos superam os R$ 57 milhões. A confirmação da habilitação dos três projetos foi ocorreu no último dia 29 com a divulgação do resultado do Novo PAC Seleções 2025.

Com os projetos habilitados, a Prefeitura apresentará aos agentes financeiros a documentação técnica necessária para a análise de viabilidade, que inclui a avaliação de risco e os projetos de engenharia. A partir da validação, a proposta passará para a etapa de seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.

Projetos

Estudo elaborado pela Prefeitura de Palmas em 2018 revela que, a partir da aplicação do projeto do corredor, a velocidade média dos ônibus aumentará de 27,9 km/h para mais de 35 km/h, o que economizará tempo para quem depende do transporte público para se locomover pelo Município. “Alternativas mais simples como pintar uma faixa na pista para os ônibus trariam resultados muito inferiores, e o benefício da construção, para a cidade, é maior do que o custo da obra”, explica a superintendente de mobilidade urbana de Palmas, Valéria de Oliveira.

Conforme o relatório do projeto, a estrutura do corredor contará com um grande terminal para embarques e desembarques; duas estações de integração, onde os passageiros poderão trocar de ônibus sem pagar nova passagem; e 21 paradas duplicadas nos dois sentidos da via. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Palmas, Francisco Seixas, além de possibilitar a construção e manutenção de calçadas acessíveis e regiões arborizadas, “o corredor de ônibus irá contribuir para a criação de um novo patamar de mobilidade, já que vai integrar o transporte coletivo com o sistema de ciclovias.” Ela afirma que o objetivo principal da iniciativa é aumentar o conforto e segurança de quem depende do transporte público para se locomover.

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