Sábado, 13 de Setembro de 2025
26°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O Casamento Comunitário foi celebrado pelo juiz de paz Edison Sousa

13/09/2025 às 17h26
Por: Redação
Compartilhe:
Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite desta sexta-feira, 12, quando foi oficializada a união de 110 casais, encerrando a 2ª edição do Mutirão Pop Rua Jud.

O Casamento Comunitário foi celebrado pelo juiz de paz Edison Sousa, que finalizou o matrimônio com o tradicional beijo dos noivos: declarando-os, enfim, casados!

Para a coordenadora do Comitê Estadual Pop Rua Jud, desembargadora Ângela Prudente, o momento representa não apenas o sonho desses casais, mas o acesso à Justiça garantido pelo Mutirão Pop Rua Jud.

“Me emociona ver tantos olhares que brilham, tantos sonhos realizados, mãos entrelaçadas e sorrisos que dizem SIM. Aqui temos casais de 18 a 78 anos de idade. Nós acreditamos no amor e queremos que ele seja reconhecido e respeitado”, declarou a desembargadora Ângela Prudente.

Em menos de um ano, o casamento comunitário do Pop Rua Jud tomou forma e cresceu substancialmente: passou de 20 para 110 casais. “Nós crescemos cinco vezes, isso em seis meses, digamos assim. Mas isso tudo é possível com a união de esforços. A habilitação exige um tempo, então estamos trabalhando há alguns meses para realizar esse grande sonho de pessoas de 78 e de 18 anos”, pontuou a vice-coordenadora do Comitê, juíza Rosa Maria Gazire Rossi.

O casamento é uma realização do Poder Judiciário do Tocantins, em parceria com cartórios de registros civis de Palmas e de Taquaralto. Acompanharam a desembargadora Ângela Prudente no dispositivo de honra o secretário interino de Trabalho e Desenvolvimento Social, Washington Vasconcelos, na ocasião representando o governador Laurez Moreira; a vice-coordenadora do Comitê, juíza Rosa Maria Gazire Rossi; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, juiz Allan Martins; e o juiz de paz de Taquaralto, Bruno Oliveira.

Sonho realizado

Setenta e oito anos de idade, oito meses juntos e um sonho: o casamento! Essa foi a trajetória dos noivos Irene da Silva e José Duarte Moraes, ambos com 78 anos, até chegarem ao grande dia.

“Nós somos divorciados e estávamos na igreja dele quando a pastora disse que ele não precisava voltar para Pernambuco para arrumar uma noiva. Ela disse: ‘Olha a sua noiva aí’. E até hoje estamos juntos”, disse dona Irene, ao lado do senhor José, que já estava na expectativa para a noite de núpcias. “Já estou pensando na lua de mel”, finalizou o noivo em tom descontraído.

“Para mim é um sonho. Eu nunca fui casado, então, para mim, é uma satisfação, uma honra e um privilégio tê-la ao meu lado. E ela ter aceitado casar comigo me faz sentir muito honrado. Espero que dure até o mundo acabar”, disse o corretor de imóveis Rogério Sandim, 50 anos, que se casou com a advogada Patrícia Sandim, 29 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários