Quarta, 24 de Setembro de 2025
24°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Procon Tocantins orienta consumidores sobre o direito à “água da casa” em estabelecimentos

A Lei Estadual nº 3.133, de 2016, assegura aos consumidores tocantinenses o direito de solicitar, em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, água filtrada, potável e fresca, sem qualquer custo adicional. 

24/09/2025 às 15h14
Por: Redação
Compartilhe:
A lei também exige que bares e restaurantes coloquem cartazes em local visível, informando aos clientes que a água filtrada deve ser servida de graça.
A lei também exige que bares e restaurantes coloquem cartazes em local visível, informando aos clientes que a água filtrada deve ser servida de graça.

Conhecida popularmente como “água da casa”, a Lei Estadual nº 3.133, de 2016, assegura aos consumidores tocantinenses o direito de solicitar, em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, água filtrada, potável e fresca, sem qualquer custo adicional. Caso o estabelecimento negue o fornecimento desta água o consumidor pode denunciar ao Procon. 

O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, reforça que o acesso à água é um direito básico e essencial.

“A chamada ‘água da casa’ precisa ser disponibilizada sempre que o consumidor solicitar. O fornecedor tem a obrigação de cumprir a lei, e o Procon está atento para garantir que esse direito seja respeitado em todo o Estado”.

A lei também exige que bares e restaurantes coloquem cartazes em local visível, informando aos clientes que a água filtrada deve ser servida de graça. Caso a regra não seja cumprida, o estabelecimento pode ser punido com base no Código de Defesa do Consumidor. A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado em 06 de setembro de 2016. 

“Pedir água filtrada gratuita é um direito do consumidor, e todos os estabelecimentos devem cumprir essa regra. Quando a lei não é respeitada, é fundamental que denuncie ao Procon. As denúncias são essenciais para que possamos fiscalizar, orientar os fornecedores e garantir que esse direito seja cumprido em todo o Tocantins.” Frisa o diretor de fiscalização, Magno Silva. 

Denuncie

Se o consumidor encontrar resistência ao cumprimento da lei, pode registrar denúncia por meio do WhatsApp, no número (63) 9 9216-6840.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários