O Tocantins está prestes a colocar em funcionamento o seu primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), uma iniciativa idealizada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo deputado estadual Léo Barbosa. O projeto, que segue modelos de referência nacional e internacional, tem investimento inicial de R$ 13 milhões e foi concebido para oferecer diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a formação continuada de profissionais da área da saúde e educação.
Desde 2022, o deputado Léo Barbosa vinha articulando o Centro, com a realização de visitas a unidades do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em Belém, Pará. O INDSH é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais e referência no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A criação do CETEA foi autorizada por Wanderlei Barbosa em 12 de dezembro de 2024, durante reunião em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas. O encontro contou com a presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. A experiência do CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH e serviu como base técnica e administrativa para a estruturação do centro tocantinense.
Meses depois, em 2 de abril de 2025, o governador assinou o termo de compromisso para implantação do CETEA, durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO). O documento formalizou a parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) — responsável pela gestão do CIIR — e destinou R$ 13 milhões para a criação da unidade.
O novo centro funcionará em Palmas e deve oferecer atendimento multidisciplinar, com equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores especializados. A proposta é também descentralizar os serviços, levando ações de triagem e acompanhamento para outras regiões do estado.
Em junho de 2025, durante missão oficial a Israel, Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero visitaram o Instituto Shalva, referência mundial em inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência. A visita serviu para incorporar novas metodologias ao projeto tocantinense e ampliar o escopo do atendimento que será ofertado no CETEA.