Sábado, 20 de Dezembro de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Jalapão recebe Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos à população de Mateiros, São Félix

A iniciativa faz parte da ação institucional “Justiça Cidadã no Cerrado”, coordenada pela Seção Judiciária da Justiça Federal no Tocantins em parceria com diversas instituições. 

17/10/2025 às 17h13 Atualizada em 17/10/2025 às 18h15
Por: Redação
Compartilhe:
Jalapão recebe Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos à população de Mateiros, São Félix

Entre os dias 20 e 22 de outubro, a população dos municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins e comunidades quilombolas da região do Jalapão serão beneficiadas com os serviços de acolhimento e cidadania levados pelo Mutirão Pop Rua Jud do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Esta será a 2ª edição neste ano de 2025  e a 3ª geral no Tocantins. A iniciativa faz parte da ação institucional “Justiça Cidadã no Cerrado”, coordenada pela Seção Judiciária da Justiça Federal no Tocantins em parceria com diversas instituições. 

Continua após a publicidade

Durante os três dias, as atividades ocorrerão no município de Mateiros, nos seguintes locais: Centro de Eventos José Gomes Sobrinho, Centro de Atendimento ao Turista do Parque Estadual do Jalapão, CRAS e nas  unidades escolares com uma vasta gama de atendimentos jurídicos, de saúde e cidadania. São 470 voluntários na ação.

O Comitê Regional Pop Rua Jud irá disponibilizar diversos serviços essenciais para reforçar o alcance do evento à população, em mais uma ação de cidadania chegará pelas mãos da Justiça até os(as) cidadãos(cidadãs) de Mateiros e região, conforme explica a vice-coordenadora do Comitê, juíza Rosa Maria Gazire Rossi. 

“Desta vez o Pop Rua Jud TO participa da ação do Justiça Cidadã no Cerrado, com o mesmo entusiasmo em servir ao próximo com empatia. Coração radiante de alegria por proporcionar inclusão social, dignidade humana a pessoas tão distantes do direito básico de acesso à justiça. Avante, porque o Judiciário humanizado tem o compromisso social  de formar uma sociedade cada vez mais solidária, justa, igualitária e feliz!”

O projeto mutirão atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, reforçando o compromisso do Poder Judiciário tocantinense com a inclusão e a dignidade humana.

As ações do Comitê Pop Rua Jud Tocantins

👍Conciliação: serão realizadas sessões de conciliação pré-processual pelo Nupemec e Cejusc de Ponte Alta do Tocantins (Mateiros/Novo Acordo e São Félix do Tocantins).

👨‍👧‍👦Paternidade responsável: o projeto "Pai Presente", da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS/TJTO), estará presente para realizar reconhecimentos de paternidade.

❤️Combate à violência: a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a Ouvidoria da Mulher promoverão rodas de conversa e ações de enfrentamento à violência doméstica. Para esta ação, o Judiciário arrecadou 300 kits higiênicos e de beleza para mulheres participantes.

💉😎Saúde e prevenção: Em parceria com a Polícia Militar do Tocantins, serão oferecidos atendimentos médico e odontológico, além de aferição de pressão e testes de glicemia. haverá também atendimento oftalmológico, em parceria com o Hospital de Olhos Yano, para consultas, e distribuição de mil óculos de grau em parceria com a Receita Federal, entre 1,75 e 5 graus.

📝🗣 Educação: estão programadas palestras em escolas sobre a prevenção ao suicídio na adolescência, conduzidas pelo NAPsi, e sobre os impactos da gravidez na adolescência, pelo GGEM.

🥼👗 Solidariedade: a iniciativa contará com um "Varal Solidário" para a distribuição de doações, incluindo mais de 200 quilos de roupas e mil óculos de grau entregues pela Receita Federal à presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

👰Cidadania: Está prevista a realização de uma versão do Casamento Comunitário, uma parceria que envolve o TJTO e os cartórios de São Félix e Mateiros, com dois casais inscritos para a cerimônia.

Parceria institucional

A ação "Justiça Cidadã no Cerrado" é um esforço conjunto que une órgãos do Sistema de Justiça e instituições das esferas federal, estadual e municipal. Conforme  o juiz e diretor do Foro da Justiça Federal em Palmas, Igor Itapary Pinheiro,  a “ação é idealizada pelo desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e tem por finalidade promover a interiorização da prestação jurisdicional e a efetivação de direitos fundamentais das populações em situação de vulnerabilidade social, com especial atenção às comunidades quilombolas e aos habitantes de áreas remotas da região do Jalapão”.

Além dos serviços do TJTO, a população poderá contar com atendimentos do INSS, Receita Federal, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Exército Brasileiro, com atendimento médico e odontológico móvel, além do transporte das comunidades, entre outros parceiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários