Sábado, 20 de Dezembro de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Em Palmas, vacinação contra gripe começa a ser realizada na próxima segunda, 3

Público-alvo são crianças a partir de seis meses, gestantes, idosos com mais de 60 anos e grupos especiais.

30/10/2025 às 08h24
Por: Redação
Compartilhe:
Crianças menores de seis anos fazem parte do público-alvo da vacinação – Foto: Lia Mara
Crianças menores de seis anos fazem parte do público-alvo da vacinação – Foto: Lia Mara

A Prefeitura de Palmas iniciará a vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira, 3, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e pessoas que compõem o grupo especial. O dia D da campanha será realizado em 29 de novembro, com previsão de vigência até 28 de fevereiro de 2026.

Continua após a publicidade

Também fazem parte do grupo puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e trabalhadores da saúde. A lista inclui ainda professores, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, e pessoas com deficiência permanente. Outros grupos prioritários são caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Completam o público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente com as cepas dos vírus respiratórios em circulação no país e deve ser aplicada na população para reduzir complicações, internações e taxas de mortalidade. Para receber o imunizante, basta comparecer à USF mais próxima, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pacientes gripados

Pacientes com quadros gripais ou outras infecções em curso devem adiar a vacinação até a resolução do quadro. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) também orienta que, em casos de gripe, a população busque a sua USF de referência para atendimento e, se tiver sinais mais graves da doença, como febre alta e vômito, procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Informações: Gabriela Letrari

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários