
O Tocantins abriu sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2025 com um resultado expressivo: 22 medalhas no primeiro dia de competição. Entre as conquistas, 8 ouros, 11 pratas e 3 bronzes confirmam o protagonismo dos jovens paratletas do Estado e reforçam o amadurecimento do paradesporto escolar tocantinense no cenário nacional.
As Paralimpíadas Escolares 2025, são realizadas no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e acontecem até o dia 28 de novembro. A delegação do Tocantins, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é formada por 82 integrantes, entre atletas e equipe técnica.Os competidores têm entre 11 e 17 anos e disputam provas de atletismo, natação, tênis de mesa, parabadminton e bocha.
A delegação tocantinense começou com destaque em sua participação no evento realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os estudantes paratletas conquistaram 22 medalhas no primeiro dia de disputas, consolidando o Tocantins entre as delegações de melhor desempenho na abertura da competição.
Geovanny Henrique Neres, estudante da Escola Estadual Elesbão, de Dueré, é um dos primeiros medalhistas desta edição, conquistando o ouro no lançamento de disco (categoria F44 – Sub16). No ano passado, Geovanny foi recordista brasileiro em duas provas: pelota e arremesso de peso, Sub14 – F44.
Segundo ele, a medalha é fruto de muito esforço. Morador da zona rural, o estudante conta que a rotina cansativa não o desanima. “Eu treino depois da aula e gosto muito. Eu nunca imaginei estar aqui e, no ano passado, já fui recordista. Este ano, com a graça de Deus e o apoio da escola, já ganhei o ouro no primeiro dia. Estou muito feliz”, contou, empolgado.
Para o técnico Alexandre Barros, a sensação de ver o atleta no pódio é indescritível. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho e do esforço dele. Eu fico muito emocionado em estar aqui, como educador, mas também como pai de um deficiente físico, ao ver tantas histórias de superação. O paradesporto tem esse poder de tirar esses meninos e meninas da invisibilidade e transformar a vida deles”, relatou.
Antes de chegar à competição nacional, os representantes tocantinenses nas Paralimpíadas Escolares 2025 participam dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. O Tocantins também fortalece o esporte paralímpico com o programa Esporte na Escola, que destina carga horária específica para treinamento e repassa recursos às unidades escolares, contemplando modalidades como atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa e parabadminton.
O diretor de desporto e lazer da Seduc, Marcelo Junior Teixeira Maia, destaca que o evento promove a inclusão e oportunidade da descoberta de novos talentos no esporte paralímpico. “Para os nossos estudantes, é um momento de vivenciar a transformação de suas histórias por meio do paradesporto. O Governo do Tocantins reconhece que a educação e o esporte são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e por isso investe para ampliar oportunidades, apoiando nossos atletas para que cada jovem tocantinense possa sonhar alto e conquistar seus objetivos no esporte na vida”, enfatizou.
Ouro
Prata
Bronze
Informações: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins