
O governador Wanderlei Barbosa retomou oficialmente o cargo nesta sexta-feira, 05, após permanecer três meses afastado por decisão judicial. O retorno marca um novo capítulo na gestão estadual e encerra um período de interinidade no Palácio Araguaia.
A decisão foi do relator ministro Nunes Marques. “Em face do exposto, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria, defiro medida liminar, para suspender, até o julgamento deste writ, a medida cautelar de afastamento do cargo de Governador de Estado determinada Superior Tribunal”, disse.
Durante o afastamento, o Governo do Tocantins foi conduzido pelo vice-governador Laurez Moreira que manteve a agenda institucional e administrativa enquanto o processo seguia em tramitação.
Na análise do habeas corpus, o ministro afirmou que o afastamento não se sustenta diante da falta de elementos concretos que indiquem risco atual à investigação. Segundo ele, “não se formou quadro probatório com consistência suficiente para justificar o afastamento do cargo de Governador do Estado do Tocantins”.