
A valorização real e financeira dos servidores da segurança pública de Palmas está prestes a ser oficializada, encerrando um ciclo de duas décadas de defasagem. Atendendo aos anseios da categoria e, especificamente, ao Requerimento nº 043/2025 de autoria do Vereador Juarez Rigol, a Prefeitura anunciou que enviará à Câmara Municipal, no dia 9 de fevereiro, o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) da Guarda Metropolitana.
A Atuação Técnica do Vereador Juarez Rigol foi uma das vozes mais ativas e técnicas na cobrança dessa atualização. Em seu documento oficial protocolado na Casa de Leis, o parlamentar alertou o Executivo de que o plano atual encontrava-se "defasado há mais de 20 anos" , uma situação insustentável que gerava "insatisfação e desmotivação entre os membros da corporação".
O vereador solicitou, à época, um "estudo técnico aprofundado" para resgatar a dignidade salarial dos agentes. Rigol fundamentou seu pedido na necessidade de reconhecer os "riscos inerentes à função dos guardas metropolitanos" e garantir que a carreira voltasse a ser atrativa, promovendo o desenvolvimento profissional da categoria.
Conquista Histórica: Periculosidade e Tempo de Serviço o anúncio do Prefeito Eduardo Siqueira Campos atende integralmente aos pontos críticos levantados por Rigol. O novo texto, que será apresentado no aniversário da GMP, prevê avanços históricos como o reenquadramento do tempo de carreira e a tão sonhada incorporação da periculosidade.
"A justiça está sendo feita. Pedimos urgência na modernização dessa estrutura porque não é justo que homens e mulheres que arriscam a vida não tenham sua carreira valorizada. O Executivo atendeu nosso pleito e isso é Justiça social na prática. No dia 9 de fevereiro, estaremos prontos para receber, analisar com celeridade e aprovar esse projeto na Câmara", afirmou Juarez Rigol.
Essa vitória reforça o compromisso do mandato com o servidor público, provando que com trabalho técnico, diálogo e persistência, é possível destravar pautas históricas da capital.
Informações: Elionay Figueirdo Lima/ASCOM