
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia, com apoio da 88ª Delegacia de Polícia de Gurupi, 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Gurupi) e 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Gurupi), prendeu em flagrante na manhã desta quarta-feira, 11, F.P.A., de 45 anos, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Protetor das Divisas, em Formoso do Araguaia.
As diligências tinham como objetivo o cumprimento de três mandados judiciais em desfavor de A.C.P.S., de 34 anos, investigada em procedimento que apura a atuação de pessoas ligadas à disseminação de drogas e outros crimes na região. Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes localizaram duas armas de fogo calibre .22, munições do mesmo calibre, além de uma munição calibre .380 e cápsulas deflagradas de calibre .38.
Diante da ausência de documentação que comprovasse a regularidade do armamento, o homem foi autuado em flagrante e conduzido à unidade policial para os procedimentos legais. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, foi arbitrada fiança, a qual foi recolhida. O homem foi liberado e responderá ao procedimento em liberdade.
O delegado Jacson Ribas destacou que a ação integra o trabalho contínuo de investigação realizado pela unidade. “A delegacia mantém atuação contínua no combate ao tráfico de drogas, ao comércio ilegal e aos portes irregulares de armas de fogo na região. As investigações conduzidas pela unidade têm como foco coibir essas práticas criminosas e garantir maior segurança à população”, afirma.
O delegado regional de Gurupi, Joadelson Albuquerque, destacou a importância da operação na região sul do Estado. “A Operação Protetor tem intensificado o cumprimento de mandados e a presença da Polícia Civil nos municípios da regional. Esse trabalho integrado permite identificar alvos, cumprir ordens judiciais e retirar de circulação armas e outros instrumentos ligados à criminalidade”, destaca.
Operação Protetor
A Operação Protetor das Divisas integra ações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas ao fortalecimento do enfrentamento às organizações criminosas e à repressão a crimes nas regiões de divisas e fronteiras, com atuação integrada entre forças de segurança estaduais e federais.
Informações: Hiago Muniz/Governo do Tocantins