21°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Karina Café propõe distribuição gratuita de cordões para identificação de pessoas com deficiências e transtornos ocultos

A iniciativa visa facilitar o reconhecimento destas pessoas e promover um atendimento mais adequado às suas necessidades..

17/02/2025 às 19h57
Por: Redação
Compartilhe:
Karina Café, vereadora de Palmas
Karina Café, vereadora de Palmas

Com o objetivo garantir mais inclusão, acessibilidade e respeito para pessoas com deficiências e transtornos ocultos, a vereadora Karina Café (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei que prevê a distribuição gratuita do Cordão de Girassol e do Cordão Quebra-Cabeça nos estabelecimentos públicos e privados de Palmas. A iniciativa visa facilitar o reconhecimento destas pessoas e promover um atendimento mais adequado às suas necessidades.

O Cordão de Girassol é amplamente reconhecido como um símbolo internacional para identificar pessoas com deficiências ocultas, deficiências cognitivas, doenças crônicas e outras condições que não são visíveis à primeira vista. Já o Cordão Quebra-Cabeça é uma representação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ajuda a sinalizar que a pessoa pode precisar de um atendimento diferenciado e mais acolhedor.

Para Karina Café, a proposta é um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva. “Muitas pessoas enfrentam desafios diários devido à falta de compreensão sobre suas condições. Com essa identificação, estabelecimentos públicos e privados poderão oferecer um atendimento mais humanizado e garantir respeito e direitos a todos.”

A proposta apresentada no dia 11 de fevereiro está em análise na Câmara Municipal e, se sancionada, Palmas poderá se tornar uma referência em acolhimento e respeito às pessoas com deficiências e transtornos invisíveis. O Projeto prevê a distribuição dos cordões gratuitamente em locais estratégicos, como unidades de saúde, escolas e órgãos públicos, além de incentivar a conscientização sobre a importância da acessibilidade e inclusão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários