Quinta, 05 de Fevereiro de 2026
24°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins alerta contribuintes sobre golpes aplicados por falsos auditores fiscais

Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) reforça orientações à população sobre segurança e uso de canais oficiais

05/02/2026 às 16h16
Por: Redação
Compartilhe:
Governo do Tocantins alerta a população sobre golpes praticados em nome da Sefaz, que envolvem falsas cobranças, uso indevido do WhatsApp e pedidos de pagamento via pix. Foto: Antonio Golçalves/Governo do Tocantins)
Governo do Tocantins alerta a população sobre golpes praticados em nome da Sefaz, que envolvem falsas cobranças, uso indevido do WhatsApp e pedidos de pagamento via pix. Foto: Antonio Golçalves/Governo do Tocantins)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), alerta a população sobre tentativas de golpes em que criminosos se passam por supostos auditores fiscais para aplicar fraudes, principalmente por meio de mensagens enviadas via WhatsApp e outros canais digitais.

Continua após a publicidade

A Sefaz enfatiza que não efetua cobrança de taxas ou tributos via pix, não notifica contribuintes por WhatsApp e não utiliza contas bancárias pessoais para recebimento de valores. Todo contato oficial ocorre exclusivamente pelos canais institucionais, dentro dos procedimentos legais estabelecidos.

O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, reforça que é fundamental que os contribuintes redobrem a atenção diante de contatos suspeitos e sigam as orientações da secretaria para evitar golpes. “A Sefaz não faz esse tipo de abordagem. É importante desconfiar de cobranças urgentes, não fornecer dados pessoais ou documentos a desconhecidos e sempre confirmar a veracidade das informações antes de fazer o pagamento. Qualquer cobrança fora dos canais oficiais deve ser imediatamente desconsiderada e denunciada”, destaca.

Alerta

Os golpistas utilizam abordagens como pedidos de envio de documentos, ameaças de aplicação de multas e cobranças com caráter de urgência para induzir a vítima ao erro. Em alguns casos, são solicitados pagamentos imediatos, inclusive por meio de transferências via pix, prática que não é adotada pelo órgão.

Em caso de dúvida ou suspeita, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a Sefaz e comunicar imediatamente os canais oficiais. As denúncias ou esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone 0800 223 7028 ou pela plataforma Fala.BR, no endereço falabr.cgu.gov.br, garantindo atendimento seguro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários