Quarta, 01 de Outubro de 2025
24°C 40°C
Palmas, TO
Publicidade

Deputada Vanda Monteiro apresenta projeto de lei que proíbe uso de elevadores por crianças desacompanhadas

A proposta proíbe que menores de até 12 anos utilizem elevadores desacompanhados de pessoa maior de 18 anos.

30/09/2025 às 16h42
Por: Redação
Compartilhe:
Vanda Monteiro, deputada estadual
Vanda Monteiro, deputada estadual

A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou nesta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Tocantins, um Projeto de Lei que tem como objetivo reforçar a proteção de crianças em ambientes públicos e privados. A proposta proíbe que menores de até 12 anos utilizem elevadores desacompanhados de pessoa maior de 18 anos, além de prever a possibilidade de restrição à circulação em áreas comuns de clubes, centros comerciais e edifícios residenciais sempre que houver risco à segurança, saúde ou vida.

De acordo com o texto, administradores e síndicos deverão afixar cartazes informativos dentro dos elevadores, em local visível, orientando sobre as normas de segurança e a proibição estabelecida pela lei. O descumprimento poderá gerar penalidades que variam de advertência até multa de até R$ 10 mil, com os valores revertidos para fundos estaduais de proteção à infância e adolescência .

Na justificativa, a deputada destaca que o projeto tem caráter preventivo e pedagógico, buscando conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de adultos em garantir a integridade física das crianças.

“É fundamental que o poder público atue de forma preventiva para evitar acidentes. Este projeto busca garantir mínimos padrões de segurança e reforçar a proteção integral da infância”, afirmou a parlamentar.

A proposta agora segue para tramitação nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários